Nerdz | Venha para um mundo diferente -- o seu!

Sistemas de RPG!

Eduardo

thumb evento

Fala, pessoal! Após os nossos tópicos de dicas iniciais e resenhas, chegou a hora de falarmos sobre os sistemas de RPG. Qual o melhor para se usar se você quer uma aventura em um cenário medieval? Uma narrativa de terror? Ou mesmo se está começando e apenas procura algo fácil de se aprender? Tentaremos fornecer as informações básicas necessárias nesse artigo de hoje. Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

 

O primeiro que falaremos aqui é o ”Defensores de Tóquio 3ª Edição”, um sistema criado por brasileiros, com bastante influência oriunda da cultura pop japonesa (animes, mangás e afins). Este sistema usa, por base, dados comuns (d6*) e é ideal para quem está começando devido à sua simplicidade.

defensores

(Defensores de Tóquio, RPG D6)

 

Os mais conhecidos, entretanto, são os sistemas d20*, que surgiram com ”Dungeons & Dragons”. São sistemas de dificuldade mediana, em que, apesar de estarem muito vinculados com cenários de fantasia medieval, existem adaptações para quase qualquer tipo de campanha. Suas regras são, na maioria dos casos, simples e de fácil entendimento, permitindo que a narrativa flua sem maiores problemas.

dungeons-and-dragons-1

(Dungeons and Dragons, RPG D20)

 

 

Vindo em contracorrente aos cenários de capa espada, existem os sistemas Storyteller/Storytelling (d10*); focados quase completamente na narrativa, geralmente em campanhas urbanas de horror pessoal, como os títulos consagrados do cenário ”Mundo das Trevas”: “Vampiro, A Máscara”; “Lobisomem, O Apocalipse” e “Changeling, O Sonhar”.

8ee87883a064299ef07aa2f13a350e46

(Mundo das Trevas, RPG D10)

 

 

Outra opção é o sistema de o ”Chamado de Cthulhu” (d100*), um rpg de horror ficcional baseado na obra de H.P. Lovecraft. Esse sistema é consideravelmente mais complexo que os anteriores, principalmente pelo fato e apresentar algumas mecânicas ausentes nos outros; entretanto, e apesar de ser menos conhecido, é ideal para campanhas mais realistas.

cthulhu-1024x576

(O Chamado de Cthulhu, RPG D10)

 

Bom, agora que mostramos o básico de alguns dos principais sistemas de rpg, nos aprofundaremos mais sobre cada um em posts futuros. Esperamos, entretanto, que tenhamos ajudado a sanar as duvidas sobre o essencial de cada sistema. Não deixe de conferir nosso canal e nos acompanhar nas redes sociais. Até a próxima!

 

Ass.: Equipe Meu PaiLadino

Lista de Imagens: InicialDefensores de Tóquio, Dungeons and Dragons, Mundo das Trevas e O Chamado de Cthulhu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Sistemas de RPG!”

  1. paulotelles@outlook.com disse:

    Seria interessante citar o Sistema Daemon com seus títulos Trevas e Arkanaum. Cujo o autor inclusive já foi parceiro e publicou várias obras em conjunto com a equipe clássica da Dragão Brasil – incluindo cenário de Tormenta.