Nerdz | Venha para um mundo diferente -- o seu!

Resenha Guerra dos Tronos RPG!

Eduardo

thumb evento

Fala pessoal! Estamos de volta com mais um artigo! Desta vez trazemos para vocês uma resenha do fantástico Guerra dos Tronos RPG, um manual que permite que você e seus amigos se aventurem através do mundo da saga “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin. Então, sem mais delongas, fiquem com a resenha!

 

Guerra dos Tronos RPG é um manual de 288 páginas contendo a descrição do mundo, além de um sistema de regras para criar narrativas no universo d’As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro é dividido em 11 capítulos tratando sobre o sistema, itens, criação de personagens, mundo e a narrativa em si.

Capítulo I – Sobre Westeros

Este primeiro capítulo serve como uma introdução, descrevendo os detalhes importantes do cenários. Desde os sete reinos de Westeros e seus locais importantes até a cultura do povo westerosi em cada região.

Capitulo II – Regras

O segundo capitulo ensina o básico sobre este RPG. Aqui é explicado o essencial sobre o sistema, com suas regras para criação de personagem, testes, combate e afins.

Capitulo III – Criação de Personagem

Este capitulo é uma extensão dos anteriores, sendo aqui abordado como cada personagem relaciona-se com o mundo. É tratado sobre a família, terras, senhores, habilidades, benefícios, qualidades, defeitos e posses de cada personagem, além do sistema de recompensas e evolução.

Capitulo IV – Habilidades e Especialidades

O quarto capitulo fala sobre as habilidades e especialidades de cada personagem. Estes atributos são os meios que um personagem tem para interagir com o mundo. Alguns exemplos são: Luta, Conhecimento, Guerra e Percepção.

Capitulo V – Destino e Qualidades

Aqui são apresentados os pontos de destino, que podem ser comprados usando a experiência do personagem e são usados para obter vantagens e conceder controle parcial da narrativa. Também são listadas as qualidades, que podem ser vantagens ou desvantagens e afetam tanto a interpretação quanto os pontos de destino do personagem. Alguns exemplos de qualidades são: Atraente, Bastardo, Visão Verde e Preso à Garrafa.

Capitulo VI – Casas e Terras

Este capitulo explica quais são as casas principais, quais suas terras, como elas interagem e como funcionam em termos de regras. Além disto, também é explicado aqui como criar uma nova casa em Westeros.

Capitulo VII – Equipamento

O sétimo capitulo explica a economia, como funciona o dinheiro, além de apresentar alguns dos equipamentos possíveis de serem encontrados no cenário. Aqui são descritos alguns produtos e serviços, desde os mais comuns aos mais raros, como cavalos e armas de aço valiriano.

Capitulo VIII – Intriga

Este capitulo é responsável por apresentar as regras para mediar intrigas em Westeros. Um dos pontos mais cruciais do cenário são as intrigas, desde as mais simples até as mais complexas, portanto aqui são descritos exemplos de intrigas, explicando o sistema para a criação das mesmas.

Capitulo IX – Combate

O nono capitulo apresenta o sistema de combate deste RPG, prevendo várias regras para situações de batalha no cenário. São abordadas desde regras para combates simples, até combate avançado ou mesmo torneios e justas.

Capitulo X – Guerra

Este capitulo é responsável por tratar das regras previstas para guerra neste sistema. É possível a realização de combates de larga escala, batalha campal, cerco, entre outros.

Capitulo XI – O Narrador

Neste capitulo é abordada a narração, com dicas sobre como trabalhar nesta função, descrevendo o cenário e interpretando os NPCs. Além disso são apresentadas também algumas tabelas de criaturas e uma breve discussão sobre a magia no universo de Guerra dos Tronos.

Sobre este manual ainda pode-se ressaltar que está muito bem escrito e, apesar de a tradução não acompanhar os termos exatos dos livros ou da série, é de fácil compreensão. Além de tudo isso, o livro de Guerra dos Tronos RPG tem um bom acabamento, sendo bem ilustrado e trazendo uma boa adaptação do mundo de G.R.R. Martin para RPG.

De qualquer maneira, se você está a procura de um cenário medieval com intriga política de sobra, Guerra dos Tronos RPG é o livro certo . Esperamos que nossa resenha tenha sido útil! Não esqueça de comentar ai embaixo o que você acha sobre este manual. Ah, também não deixe de conferir nosso canal no Youtube e nos seguir nas redes sociais. Até a próxima!

Imagem: Capa, Guerra dos Tronos RPG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *