Nerdz | Venha para um mundo diferente -- o seu!

O auspicioso mundo do draft!

Little Red

thumb evento

Olá pessoal!

Este é meu primeiro artigo para a Nerdz, me chamo Everton Goulart, mais conhecido dentro do cenário do magic pela alcunha de Vermelho, ou Golem, pro pessoal das antigas. De acordo com meu histórico nos Planeswalker Points, joguei meu primeiro FNM em 2004, e entre idas e vindas já coleciono cerca de 15 anos envolvido no mundo do magic. Escrevi alguns artigos para a ligamagic, todos falando sobre legacy, porém aqui escreverei focando o formato limitado, principalmente draft.

Limitado? Oi??

rix_boosters

O magic competitivo divide-se basicamente em dois tipos de formatos: construído e limitado. O formato construído é aquele em que você leva o seu baralho já pronto de casa, com o mínimo de 60 cartas e no máximo 4 cópias de cada uma. Já nos formatos limitados, a construção do seu deck faz parte do campeonato e você pode usar quantas cópias conseguir de cada carta!

Os formatos limitados mais comuns são deck selado e booster draft. O deck selado é um torneio nos mesmo moldes do pré lançamento de uma edição, onde você recebe 6 boosters e o seu baralho principal (Main Deck) deve conter um mínimo de 40 cartas. Já no formato Booster Draft, você senta em uma mesa com outros 7 jogadores, cada um com 3 boosters, e devem construir seus decks à partir daí. Para quem ainda não conhece o funcionamento básico do formato, segue o link do site oficial do jogo explicando de maneira breve como funciona uma mesa de draft.
Entre algumas das vantagens do limitado que podemos citar, uma das mais interessantes sem dúvida é a diversidade, pois a cada 3 meses chega uma nova edição e as estratégias mudam completamente, novas cartas, mecânicas, habilidades, combat tricks, entre outras tantas características únicas de cada edição. Mas espera um pouco, você disse “combat tricks”? Isso é de comer?? Não! Falaremos mais sobre essas e outras expressões comuns no mundo do magic no decorrer dos artigos daqui em diante.

Um dos obstáculos que vejo que mais dificulta a vida dos jogadores iniciantes é a falta de material em português para pesquisar mais sobre o assunto. Pensando nisso, tentarei esclarecer ao máximo os materiais que trouxer aqui, visando auxiliar jogadores que tem pouco contato com o cenário competitivo.
Decision-Paralysis

Draft, por que jogar?

Você já sabe virar os terrenos, conjurar mágicas e declarar atacantes. Já é o melhor jogador da sua rua e até jogou algum evento de pré-lançamento, mas…e agora? Qual o próximo passo pra tentar subir o seu nível de jogo? Uma das maneiras mais comuns é começar a jogar torneios de nível menos competitivo, como o regular standard que ocorre todas as quartas-feiras no Salão de Jogos Nerdz. Porém, começar diretamente nos torneios do tipo construído tem também o desafio de procurar e adquirir uma porção de cartas, o que pode ser uma tarefa bem custosa pra quem está começando e tem poucas ou quase nenhuma coleção. O draft ajuda muito nesse sentido, pois pra jogar um torneio desse, basta possuir 3 boosters fechados e outros 7 jogadores interessados. Como você fica com todos os cards que abrir durante a montagem do deck, é uma forma muito legal de iniciar uma coleção, ou até mesmo de utilizar aqueles boosters que você ganhou em outro torneio e iria abrir de qualquer maneira. Outra característica que eu considero muito legal dos torneios em formato limitado, é que mesmo que você não ganhe nenhuma premiação, na pior das hipóteses irá levar cartinhas novas pra casa.

Bom, você sentou numa mesa de draft, abriu o primeiro booster, provavelmente todo mundo retirou os cards de token e de terreno básico (somente aqueles que não forem foils), ai você viu 14 cartas diferentes, de todas as cores e estilos…mas qual carta pegar primeiro??? Nos próximos artigos entraremos em maiores detalhes sobre essa e outras das dúvidas mais cruéis desse formato, analisaremos quais cartas valem a pena fazerem parte do seu deck, algumas dicas para facilitar na hora de comparar as cartas, os tipos de estratégias mais comuns e como se guiar para seguir sinais na mesa do draft.

E agora??

E agora??

Muito obrigado pela atenção até aqui, espero que voltemos a nos encontrar no próximo artigo ou quem sabe na mesa de draft mais próxima! Abraços do Vermelho!!

.
.
.

Cena pós-créditos:

 

imgPick

Você está numa mesa de draft e abre seu primeiro booster, encontrando as cartas da imagem acima. Qual delas você pegaria? Mande comentários que eu falarei sobre minha escolha no próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *