Nerdz | Venha para um mundo diferente -- o seu!

Análise de Sistema: Call of Cthulhu (O Chamado de Cthulhu)!

Eduardo

thumb evento

Saudações pessoal! Depois de um pequeno hiato de férias, voltamos com tudo em um artigo trazendo o básico sobre o nosso tão amado Call of Cthulhu, ou O Chamado de Cthulhu, em português. Então, sem mais delongas, fiquem com o artigo!

Call of Cthulhu (CoC) é um sistema d100, inspirado na obra de H.P. Lovecraft e, portanto, busca prezar por um maior realismo de personagem, os quais tentam sobreviver aos horrores inomináveis.

Em CoC, os atributos primários* são decididos por rolagens de dados, sendo a quantidade deles variável de acordo com o atributo em questão, enquanto os secundários** são decididos a partir dos primários. Após isto feito, são distribuídos pontos em habilidades, de acordo com inteligência e educação, de forma a aumentar o valor base de cada um.

Os testes são feitos com 1d100 e o valor obtido é comparado com o da ficha; se o resultado do dado for menor, é considerado um sucesso. O valor base da ficha, pode ser reduzido por 2 ou 5, dependendo da dificuldade da rolagem. Nota-se também que, de 95 a 100 é considerado uma falha crítica, enquanto de 5 a 1 é tido como sucesso crítico.

Por CoC ser baseado na obra de Lovecraft, seu cenário tem um enfoque bastante forte em horror; mais especificamente, em Cthulhu Mythos. Nele os jogadores interpretam pessoas comuns que, por diversas razões, acabam se envolvendo com horrores inconcebíveis e incompreensíveis deste universo. Dessa forma, o sistema parece ser mais bem aplicado em aventuras oneshot e campanhas curtas, já que os personagens tendem a acabar mortos, insanos ou desistirem da investigação antes do fim.

O atrativo de Call of Cthulhu está justamente em interpretar pessoas comuns, com todas as suas fragilidades, virtudes e defeitos; em oposição a outros cenários, que costumam construir personagens mais idealizados. Sendo assim, mesmo que o cenário em si contenha elementos fantásticos, pode-se dizer que o sistema é bastante realista e, dessa forma, desafiador.

Outra questão importante é que, mesmo que o sistema tenha sido desenvolvido para histórias no universo lovecraftiano, ele é facilmente adaptável para qualquer tipo de narrativa que tente buscar maior aproximação com a realidade, podendo ser utilizado em praticamente qualquer cenário.

Agora que vocês já conhece o básico sobre sistema de Call of Cthulhu, venha desvendar este mundo de mistérios e loucura! Comente aí embaixo sobre os horrores inomináveis que surgiram em suas mesas! E se estiver à procura de inspiração, você sempre pode ouvir nosso áudio jogando com o sistema. E, é claro, ler os contos de Lovecraft. Por hoje era só, esperamos que tenham gostado e nos vemos na semana que vem!

 

Ass.: Equipe Meu PaiLadino

* Força; constituição; destreza; tamanho; inteligencia; poder; aparência; educação.

** Ideia; conhecimento; sorte; bônus de dano; pontos de magia; pontos de vida; sanidade.

Imagem: http://geekandsundry.com/wp-content/uploads/2016/04/cthulhu_and_the_ninth_wave_by_fantasio-d9nw88r.jpg

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *